Qual a melhor faca???


Ontem no final do expediente... Conversando com um amigo, que também é leitor do blog, entramos no assunto de culinária. E entre o tópico utensílios que desejamos, falamos sobre as facas e seus diferentes tipos.
Fiquei encanado com aquele assunto a noite toda, imaginando os diferentes tipos de facas, e pra que, exatamanete, cada tipo é mais indicado.
Fui então pesquisar mais sobre o assunto e segue abaixo as descrições que encontrei na nossa Wikipédia de todo dia...

Faca de "chef" - Serve para quase tudo, lâmina longa (20 a 30 cm) e larga, ponta ligeiramente curva.
Faca para filetar - Com pequenas ranhuras (alvéolos), longa, para cortar lâminas finas de presunto cru ou salmão.
Faca para pão - Serrilhada e longa.
Faca lisa - lâmina mais fina, para cortar peixes, frios, massas folhadas.
Faca para desossa - para desossar carnes, aves, peixes, também descascar frutas e legumes, Lãmina longa, fina, pontiaguda.
Faca para legumes - semelhante á do "chef", porém bem menor (10 a 12 cm).
Faca para tornear - bem pequena, lâmina bem curva, para esculpir e tornear frutas ou vegetais.
 
Só pra deixar claro...
- Facas para ferir pessoas, ou animais... Não existe.  São utensílios domésticos, e seu uso depende apenas da consciência e perversidade de quem as manuseia...
- No caso de cortar a si  mesmo por acidente, se foi um corte bobo, pressiona e da um beijinho que quando casar/divorciar sara. Já se foi um corte mais profundo, pressione com um pano limpo, e corra para a emergência hospitalar mais próxima.
 
Dicas:
- Para proporcionar mais firmeza ao corte, sem correr riscos, ao segurar o alimento, procure utilizar os dedos na posição vertical, de forma que a lâmina da faca possa tocar apenas suas unhas.
- Utilize superficies de corte ásperas ou com ranhuras, para que seu alimento não saia correndo de voce e zombando da sua cara brincando de pega pega.
 
Cozinhe com carinho... Tenha boas refeições.. ;)

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top